Crónicas Macaenses

27/08/2009

Macau no Museu da Língua Portuguesa

(clicar nas fotos para aumentar)


Com muito orgulho, São Paulo, Brasil, possui um Museu da Língua Portuguesa. Mesmo não sendo a mãe da língua, o seu filho soube bem valorizá-la e criou-lhe um museu.

É pá, então não digas que aqui se fala o brasileiro, mas sim o português !!!

Eu e a minha esposa Mia, anfitriões dos meninos de 22 anos do Studio Nilau, o Miguel Cheong e a Flora Fong, ambos do Studio Nilau que já encerraram no Brasil (São Paulo e Rio) os trabalhos deles, os levamos para visitar o Museu no seu último de estadia.

Qual a nossa surpresa, que gerou até uma exclamação de todos, ao pesquisar o video de "o Português no Mundo", lá estava um depoimento filmado da Mariazinha Lopes Carvalho a falar das procissões de Macau.

Mariazinha para quem não conhece, é uma macaense autêntica, a mãe do patuá e uma grande escritora e produtora de peças de patuá em São Paulo. Achei plenamente justo ter sido ela a escolhida para representar a comunidade macaense local. Uma grande recompensa para quem sabe valorizar a cultura acima de qualquer coisa.

O Miguel e a Flora também foram os autores da exclamação em voz alta, pois logo reconheceram a Mariazinha, como sendo ela uma das 25 pessoas entrevistadas, num árduo trabalho diário em locais diferentes, mas que deram uma enorme satisfação a mim e a minha esposa Mia, em nome do portal Projecto Memória Macaense, pela oportunidade de poder contribuir efetivamente para o sucesso do trabalho deles em terras paulistanas brasileiras, agradecendo ao Frederico Martins pela sua parcela de apoio a nós e a eles, o que contribuiu para alcançar em 100% o planeado pelos esforçados estudantes.
Oportunamente, irei fazer um ensaio fotográfico completo para que os amigos leitores de outras paragens possam conhecer este museu, que é um orgulho para os amantes da nossa língua portuguesa.

Um bilhete de identidade de 1951 está lá exposto. Veja de quem é!