Crónicas Macaenses

16/01/2007

O logotipo do Projecto Memória Macaense

No começo do mês, conversei com o Api (Rigoberto Rosário Jr.) que gostava ter um logotipo para o meu portal/site Projecto Memória Macaense. Ensaiei um "será" que poderia produzir um para mim. Falei das minhas expectativas do logo, que falasse dos 3 princípios do PMM, que são - nunca esquecer do passado, com os pés no presente e de olho no futuro - e etc. O Api, sempre prestativo e com o seu eterno jeito amigo, logo disse "deixa comigo".
Ontem dia 15 mandou-me por email, 2 modelos. Puxa (xiça) Api, foi difícil. Queria os dois. Um visualmente até seria mais bonito, mas o outro correspondia à minha intenção e propósito, embora também bonito.E, está aí. Passa a a ser estampado no seu lugar apropriado, no topo do portal site que foi remodelado.
Esse logo, a marca do Projecto Memória Macaense que mesmo não sendo uma ONG, passará a acompanhar os meus trabalhos em qualquer nível e localidade. Sem ele, até me sentia meio perdido, sem ter como me referir e ao portal. Seria uma espécie de muleta ou apoio para mim.
Api, não imagina o "galho" que me quebrou. Se pagasse para alguém produzir, iria sair uma "grana" boa e até nem faria, pois não estou flutuando em cima da massa. Com esforço e contando com a ajuda desinteressada tal como essa do amigo de longa data, desde a nossa imigração ao Brasil, vou levando adiante os meus projetos que envolvem a comunidade macaense e a nossa terra natal Macau.
Rogério Luz
PS/cadastro da comunidade> A propósito, recebi um email do Luís Pedruco que me encaminhou outro do César Pereira, que tem a intenção de criar uma central de dados de macaenses a nível mundial, após dificuldades para localizar um velho amigo. Pois bem, irei contribuir com os meus.Porém, desde o ano passado, não sei se o revelei no portal site, penso em dedicar uma página no PMM, como uma espécie de cadastro ou mesmo central de dados da comunidade macaense mundial.Seria abrangente inclusive para informar que tal macaense já está falecido. Tiro esse exemplo dos meus irmãos José e Álvaro, que percebi muitos não o saberem.
Ainda não o levei adiante, tanto por falta de tempo, como achar um meio de criar esse central de forma prática e fácil para eu fazer as atualizações. Mais também tenho que obter autorização para publicar dados (nome/local de moradia e nascimento/email facultativo/se falecido-autorizado por familiar/escola em Macau ou outro local facultativo/etc./aceita sugestão), pois se trata de privacidade revelada e o respeito que tenho que ter por ela. Como este é um blog que você pode postar seu comentário, fique à vontade para fazê-lo.