Crónicas Macaenses

01/02/2010

Assisti A Trança Feiticeira ... chorei !!!

Finalmente, graças a Deus e ao Miguel Cheong Kin Man, assisti o filme tão sonhado - A Trança Feiticeira.
Confesso que ainda não li o livro. Gente ... chorei ... é lindo ... lindo ... lindo !!! Poderia ser um simples filme do romance entre 2 pessoas de raças diferentes, como tantos por aí.
Mas, para um macaense .... mestiço ... este filme é a nossa história, a história de formação da gente macaense, um povo que se formou nos 420 anos de presença portuguesa no Oriente, neste caso, em Macau precisamente. Esta gente que se formou com a mistura de raças. O filme mostra bem esta linda mistura portuguesa e chinesa, entre tantas dificuldades e preconceitos da época.
Esta é a história dos nossos avós, nossos pais, nossos antepassados, e porque não, ainda a história de muitos macaenses em Macau e pelo mundo afora. Nós, macaenses, somos principalmente, um povo mestiço!!! Com muito orgulho, sim senhor!!!
A história, que me desculpem, é mais profunda, inspira sentimentos, pois foi escrita com conhecimento de causa. Dr. Henrique de Senna Fernandes é um macaense. Soube bem trazer para um livro, este sentimento embutido no seu coração. Uma história escrita com conhecimento de causa. Às vezes vemos excelentes produções por aí, mas falta-lhe o "conhecimento de causa". É preciso sentir pela vivência e pelo seu histórico de origens.
Pelo filme, revivi os meus antepassados, as minhas origens, a minha mestiçagem lembrando a minha avó chinesa e meu avô português (de Portugal) do lado da minha mãe, e outras misturas desconhecidas pelo lado do meu pai, de tempos longínquos que o livro Famílias Macaenses de Jorge Forjaz não conseguiu localizar.
Graças a Deus que tenho o portal Projecto Memória Macaense, que pode "cantar" esta minha origem e o povo a que pentenço !!!