Crónicas Macaenses

12/11/2007

Vice no CCM ... começou a batalha !!!

Talvez alguns amigos irão querer me "matar" quando eu chegar em Macau no dia 22 por escrever esta "crónica". Mas sã assi jã ... boca tanto ... fazer o quê, não é ???
Bom amigos, já se avizinha o Encontro 2007 e a Reunião do Conselho das Comunidades Macaenses, na qual haverá as eleições aguardadas com muita ansiedade por muitos !!!
Já se sente no ar e pelos bastidores se fala, a batalha começou !!! Mas, que batalha dirão vocês ??? Na verdade o que ouço, é a batalha dos vice-presidentes ou vice-presidents, como os americanos gostam de chamar nas suas empresas os seus gerentes (não poderia ser "gerents" ... não ... managers, talvez, rsrs). De outros cargos, pouco sei, nada foi me dito, aliás, comparando com o Encontro de 2004, estou a achar tudo muito "calmo", ou então, poucos, ou ninguém, se aventura a me escrever e contar as coisas. Bem diferente de 2004, muito diferente .. xiça !!! Até sumiu aquela tal de .... qual o nome ... " a macaensa" algo parecido. Não é que ela/ele sumiu, pelo menos não apareceu nos meus emails (francamente, esse negócio de escrever anoninamente, sem se identificar, bom ... a gente tem um termo para essas actitudes ... nem bom falar, não tenho nada a ver com isso, afinal são problemas regionais, como se evidencia, e ainda botaram a culpa e origem no Brasil ... é de dar risada, ha ha ha)?
Obviamente que querem saber se sou candidato a vice, de novo !!! Afinal eu sou vice-presidente do CCM-CP. Vocês não sabiam? É, meus amigos, no fim do mandato eu lhes conto, sou o 2º vice-presidente do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Macaenses.
Poderia ter estampado isso no portal do PMM em letras maiúsculas, distribuídos cartões de visita aos milhares, ter mandado fazer pins de "vice-president" e colocado em todos os casacos e fatos/ternos e paletós e falar bonito com sotaque português !!!
Nada disso amigo, nada disso!!! No portal digo apenas que sou membro, dêm uma olhada no logo do CCM. Em algum lugar do site, acho que escrevi que fui eleito vice, nem sei aonde foi que escrevi. Não fiz nenhum cartão de visita com o título. Nunca falei ao microfone ... ah ... 1 só vez quando voltei em 2004 e falei na festa de Natal da Casa de Macau do resultado das eleições. Não tenho nenhum pin e nem falo bonito com sotaque. Não tenho essa vaidade toda ... posso ter para outras coisas, como em fotografia que adoro, mas títulos ??? Não preciso disso.
O que eu fiz como vice? Mandei e-mails para outros membros? Não !!! Tudo o que fiz como vice e membro do Conselho das Comunidades Macaenses está e esteve no meu portal e algumas vezes no jornal. Divulguei o "Macaensee Macau". Já o fazia antes de ser vice. Não foi necessariamente pelo cargo. O patuá, a confraria, a gastronomia, os jovens, Macau, os macaenses etc. etc.
Isso amigos, tudo por minha conta e sob a minha própria decisão e orientação. Não recorri a ajuda para manter o portal e as minhas iniciativas, salvo, uma viagem a Macau ganha no ano passado que me permitiu divulgar álbuns com cerca de 800 fotos da nossa terra, capazes de promover exposições pelo Brasil e qualquer parte do mundo. (parte do texto retirado por iniciativa exclusivamente própria-18/11)
oltando ao assunto, digo batalha do Vice, pois já imagino reuniões e planeamentos/planejamentos, grupos que votarão em quem, caça votos, quem se canditará ... etc. etc. Tudo muito natural num regime democrático. Sem críticas !!! Apenas, uma observação. Objetivem o título, não pela vaidade do título. Mas sim, pelo contributo que pode dar à CCM pelo título conquistado por votação. Penso que todos conjugam com o meu pensamento neste detalhe.
Se sou candidato a vice ? Ah ... já me perguntaram !!! Aqui vai um NÃO !!! Aliás nem fui em 2004. "Candidataram-me" sem eu saber !!! Até assustei-me quando ganhei o cargo nos votos !!! Pensei comigo, como será, o que vou fazer ??? Confesso que até pensei ... ah ... jogaram-me na fogueira, acho que vou desistir ... mas, refletindo melhor, fiquei quieto. Do tipo, ficar quieto para ver o que vai acontecer !!! Bom ... nada aconteceu !!! Continuo quieto no meu cargo, apenas agindo no Portal PMM por conta própria por Macau e pelos Macaenses, e imaginando que faço isso pelo meu cargo e o meu ideal, como já era.
Aliás, falando sério, algum vice fez alguma coisa? No mundo inteiro, nos governos, vice vale mais que ministro? Você sabe o nome dos vices? Nos campeonatos de futebol, o que é ser vice? Não é mais que um perdedor no último jogo? Então porque da vaidade de ser vice? Para ficar bonito? Não seria melhor fazer ginástica e tirar a barriga e ficar mais bonito?
Agora comentando, sem crítica ou maldade, construtivamente ... os Estatutos do Conselho das Comunidades no seu item do Conselho Permanente, art. 11º, item 3, reza que "o presidente ou quem o substitua e o secretário geral devem ter residência na RAEM". Ora pois, durante os 3 anos do meu mandato de 2º vice-presidente, fiquei a pensar, se por qualquer motivo o presidente do CP não puder exercer a sua função, o 1º vice assumiria, porém ele mora em Portugal e eu o 2º vice, aqui em São Paulo, Brasil. Nenhum de nós dois poderia assumir o cargo de Presidente !!! Como fica ??? Daí entraria o art; 6º, item 1 "em caso de impedimento temporário ou permanente de algum titular de órgão sociais do C.C.M., a sua substituição cabe à organização ou órgão que o designou". Seria o caso ???
Aí fica a pergunta ... se o Presidente tem que ter residência fixa na RAEM, então, porque se admite que macaenses da diáspora possam candidatar-se a vice-presidente? Uma pergunta que ficou na minha cabeça por 3 anos. Até cheguei a pensar que foi para acalmar os ânimos quando da formação do CCM, mas não estou seguro e não posso afirmar com toda a certeza.
Particularmente penso que, pelo disposto naquele artigo, então, somente macaenses residentes na RAEM poderiam candidatar-se a cargos de vice, pois seriam capazes de exercer de fato a função de vice na ausência do presidente. Não é querer botar mais lenha na fogueira, nem criar polémicas, apenas uma constatação, uma realidade. Então, o porque do candidato da diáspora?
Pensando nisso que afirmo novamente que não sou candidato a vice, por muitos motivos e um deles é esse - o cargo é contraditório com o que dispõe o artigo dos Estatutos. Pois não teria cabimento assumir o secretário, sendo que tem 2 vices-presidentes que não podem exercer temporariamente ou definitivamente o cargo de presidente.
Penso que a minha análise esteja sob uma ótica correta, no entanto, estou aberto para voltar a escrever e corrigir o escrito, por um erro meu de análise dos Estatutos e cargos. A não ser que o vice nos Estatutos do CCM não é necessariamente um vice que faz as vezes do presidente. Seria do tipo americano, que vice não é vice, é um gerente qualquer.
Para encerrar, ao comentar isso não tinha pretensão de criar polémicas que já bastaram em 2004. Desejo ao CCM muito sucesso e que a reunião e as eleições transcorram na normalidade e democraticamente, que nesta 2a. fase do Conselho, se consiga avançar no desenvolvimento dos objetivos estabelecidos nos Estatutos. Que Deus proteja e preserve o nosso Conselho das Comunidades Macaenses. Sou a favor dele e o vejo como uma instituição, independentemente de qualquer coisa ou pessoa. Que cada membro consiga dar o seu contributo, independentemente de ter um título ou não!!! O trabalho sincero não precisa dele. O título é uma mera consequência, um atributo de função!!!
Nota: é bom que se esclareça, embora está patente, que a opinião aqui expressa é somente do autor deste blog, bem identificado acima. Não representa opinião de mais ninguém, nem de uma comunidade e nem de nenhuma instituição. Só minha e assumo!