Crónicas Macaenses

01/04/2010

A enquete/o inquérito da Gastronomia Macaense

Penso que já devem ter visto ou participado no Projecto Memória Macaense. Surpreende a vantagem dos homens com quase o dobro de votos das mulheres. Não esperava tanto!
Vários motivos podem ter contribuído. Ou os homens são reconhecidamente os melhores. Ou os internautas votantes são na maioria homens, ou são os homens que repetidamente andam votando neles sendo as mulheres mais discretas. Lá sei, lá sei mesmo!!!
Na semana que vem, depois da Páscoa, talvez será o momento de encerrar o bem sucedido inquérito, como mais se diz em Macau, ou enquete/pesquisa, mais falado no Brasil.
Aliás, por acaso, se der certo, esta iniciativa do PMM poderá ter contribuído para um concurso de Gastronomia Macaense em Macau- homens x mulheres, ou mulheres versus homens. Para o PMM será uma honra, se isto for viável e vier a acontecer. Muito agradecido. No fim quem ganha, é a nossa cultura, a preservação da nossa Gastronomia. São os macaenses!
Sobre a Gastronomia, vejam o artigo do Henrique Manhão sobre o Acaio (Alberto D'Assumpção), presidente da Casa de Macau do Rio de Janeiro, no Jornal Tribuna de Macau de 30/03/2010, que é um mestre na culinária macaense. Lembro-me que pude saborear o seu delicioso tacho, quando visitamos o Rio com uma comitiva de São Paulo em 2001. Além disso, o Acaio deu uma aula de culinária em São Paulo que foi muito bem sucedido. A reportagem ainda traz uma foto dele muito bem feita (palavra de fotógrafo que sou), uma característica do Acaio que é primoroso na sua apresentação pessoal, como o foi quando depôs sobre os 10 Anos da RAEM publicado no MacaenseBR e no JTM.
Logo irei somar aos esforços do Henrique para falar no jornal sobre a Gastronomia Macaense, assim que der tempo, para fazer umas entrevistas e reportagens externas, sobre alguns homens cozinheiros em São Paulo, complementando o meu artigo publicado no JTM e neste blog.