Crónicas Macaenses

18/12/2009

Fim de ano, de 2009

Andei ausente aqui, de bico calado, pois se o abrisse iria explodir muita coisa, mas preferi o bom senso e a prudência. Preferi ao invés, dedicar o meu tempo para construção do meu novo site, que aliás estou adorando, o MacaenseBR no www.macaensebr.viviti.com
Estava devendo isso para mim, após decidir separar as coisas no portal Projecto Memória Macaense (PMM) no www.memoriamacaense.org. Afinal de contas, os dois têm uma função bem diferente. Cada um, cada qual, com os seus assuntos. Agora tenho a sensação de ter liquidado um dos pesos que estava dentro de mim.
Até pensei que o site MacaenseBR dedicado à comunidade macaense do Brasil e também uma extensão do PMM, poderia até "acabar" com este blog, mas à medida que o construia, vi que também é cada um, cada qual, o blog é uma coisa e o site é outra coisa. Têm linguagem diferente. Não dá para escrever deste jeito, como o estou a fazer.
Lamentando que em 1999 não tinha um site para falar do momento histórico da transição, entendi que os 10 Anos da celebração do estabelecimento da RAEM, uma maneira muito sensata de Macau para se referir à data, era o momento também para eliminar este lamento. Aliás é justa a celebração, pois como disse no editorial do MBR, a Macau de hoje não é aquela que temiamos há 10 Anos atrás. Obviamente que muitos citarão outros detalhes, mas a avaliação é feita de forma genérica. De um modo, a comunidade macaense e portuguesa em Macau poderia estar esquecida e desprezada, mas foi apenas no "poderia", graças a Deus. Um assunto que irei falar aos poucos.
Convidei os presidentes e ex-presidentes das Casas, e novo presidente do RJ para fazerem o seu depoimento sobre a data. Fiquei satisfeito com 9 adesões, embora ainda não está encerrado, pois o espaço será eterno enquanto o MacaenseBR existir. Os critérios, depois entro em detalhes e saberão me entender muito bem pelos detalhes a relatar. Foi bom para os que aderiram até esta data, pois após minha divulgação ampla, o Jornal Tribuna de Macau divulgou detalhes dos depoimentos que farão parte da história de registos da data. Penso que os dirigentes ou ex-dirigentes das Casas podem falar pela comunidade. Muitissimo obrigado a todos! Cumprimos a nossa missão!
Para não ser um cheong hei (falador), encerro o 2009 aqui, desejando a todos um Feliz Natal, Boas Festas e um belo ano novo para todos nós, às nossas comunidades de residentes e da diáspora. Abraços !!! Rogério P.D. Luz